terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Eletromagnetismo I - Introdução

James Clark Maxwell (1831 - 1879)

   Eletromagnetismo

O que é?

   Antigamente, os físicos não trabalhavam com Eletromagnetismo, e sim com o Magnetismo. O magnetismo estudava os fenômenos produzidos por materiais com propriedades magnéticas, como ímãs ou materiais ferromagnéticos.
   Isso mudou quando o físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1771 - 1851) mostrou, experimentalmente, que a Eletricidade e o Magnetismo estão intimamente ligados. Oersted observou que, ao colocar um fio no qual passa corrente elétrica próximo a uma bússola, sua agulha era desviada.
   Posteriormente, outros físicos que abordaremos adiante também contribuíram para a construção do Eletromagnetismo, com destaque a James Clark Maxwell, que generalizou os princípios da eletricidade descobertos por físicos da época.

Ímãs

Esquematização de um ímã.
   Um ímã é constituído de dois polos, chamados polos magnéticos, onde há maior intensidade de força magnética. Estes são o polo Sul e o polo Norte.


   Dois ímãs se atraem se polos opostos estiverem se apontando, e se repelem se polos iguais estiverem se apontando. 
   Outra propriedade importante dos ímãs é que é impossível eliminar suas propriedades magnéticas cortando-os. Veja:

Há a formação de dois ímãs.

Campo magnético

   Em Eletrostática você estudou Campo Elétrico, que é uma região gerada por uma carga onde há atuação de força elétrica sobre outra carga. No Eletromagnetismo, a definição de campo magnético é análoga: é a região gerada por um gerador de campo magnético (no módulo seguinte abordamos esses geradores) onde há atuação de força magnética sobre outro corpo.
   Essa é a razão de dois ímãs interagirem: um sofre ação do campo magnético gerado pelo outro
   No módulo seguinte aprofundaremos nosso estudo sobre o vetor campo magnético: como determinar seu módulo, sentido e direção.

   Agora, facilmente é possível perceber que a agulha de uma bússola sofre ação de um campo magnético, e por isso se inclina. Mas que campo magnético é esse? Sim, a Terra possui um campo magnético!

O polo sul magnético encontra-se no Canadá, e o polo norte magnético, na Antártida.

   Veja que há uma pequena discrepância de distância entre o polo norte/sul geográfico e o polo norte/sul magnético. Portanto, a ponta da agulha de uma bússola (polo sul) sempre aponta para o polo norte magnético. As curvas da imagem são chamadas de linhas de indução. Também abordaremos isso no próximo módulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário