quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Japão e Tigres Asiáticos

Sejam bem-vindos ao Prático & Básico.

E hoje iremos explorar as principais potências do Oriente, entre as quais estão o Japão e os Tigres Asiáticos. Elas são as principais economias do continente asiático e cresceram graças ao capitalismo e à tecnologia. Sem mais delongas! =)

JAPÃO



O Japão possui enorme influência regional. Suas ilhas estão localizadas próximas de rotas marítimas estratégicas, são ricas áreas pesqueiras e se encontram perto de reservas de petróleo e gás. Compete com a China e os Estados Unidos a influência na região Pacífico.

No passado, o Japão já era uma potência do Oriente. A falta de recursos naturais e de matérias-primas dificultaram o processo de industrialização. Para abastecer a indústria, realizou o expansionismo japonês na Ásia, invadindo países do Sudeste Asiático e assegurou o domínio desses recursos. O Imperialismo acabou após a Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos lançaram bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki. Após a derrota, o Japão foi obrigado a se aliar ao bloco capitalista.

O crescimento veio à tona quando os EUA investiram bilhões de dólares no Japão para evitar a expansão do bloco socialista após a Revolução Chinesa. Além do capital estrangeiro, contribuíram para tal crescimento os costumes tradicionais do povo japonês, como a disciplina, a lealdade e a obediência. Por causa da manutenção desses valores, a mulher ainda é vista de forma tradicional na sociedade japonesa.

Atualmente, o Japão é o maior investidor em tecnologia do mundo. As indústrias de alta tecnologia estão localizadas próximas a Tóquio e Osaka, e suas transnacionais estão entre as maiores do mundo. Na agricultura, a produção de arroz e de frutas se destacam. Ainda há a dependência de fontes de energia não-renováveis, como petróleo e carvão. Devido ao seu crescimento, enfrenta vários problemas ambientais, como a poluição da água e do ar, além da radiação das usinas nucleares.

No país vivem 127 milhões de pessoas, principalmente nas áreas de planície. A taxa de fecundidade é de 1,4 filho por mulher. Por ter uma extensão territorial relativamente pequena, o Japão vem aterrando suas baías e usando balsas flutuantes. Em relação aos meios de transporte, destaca-se o trem-bala. O envelhecimento da população e a taxa populacional de -0,1% são os principais desafios para o Japão, pois dificultam a atuação de um Estado de bem-estar.

TIGRES ASIÁTICOS

Os Tigres Asiáticos são aqueles que cresceram economicamente de forma absurda, graças aos investimentos japoneses como plataformas de exportação. Entre eles estão: Hong Kong, Coreia do Sul, Cingapura e Taiwan. Hoje temos os Novos Tigres Asiáticos, que também incluem: Tailândia, Indonésia, Malásia, Filipinas e Vietnã.

A Coreia do Sul, um dos Tigres Asiáticos, nasceu após a divisão da Coreia durante a Guerra Fria. O norte era do bloco socialista e o sul, do bloco capitalista. Na década de 1960, ainda era um país pobre, porém em 2004 a situação mudou e atualmente é um dos países que geram trilhões de dólares por ano, sendo um grande exportador de produtos tecnológicos. O investimento maciço na educação contribuiu bastante para a qualificação da mão-de-obra.

Sua população é de 48,3 milhões. A taxa de fecundidade é de 1,23 filho por mulher. 11% da população sul-coreana tem mais de 65 anos, sendo a expectativa de vida de 80,7 anos. O papel da mulher na sociedade mudou bastante: elas participam ativamente no mercado de trabalho até os 30 anos, quando reservam seu tempo para cuidar dos filhos.

Então é isso! Muito obrigado a todos que reservaram um tempo para ler esta postagem. Caso alguma dúvida tenha remanescido, usem a secção de comentários para que eu possa esclarecê-las. Até a próxima!

Vejo vocês em breve.
 x 

Nenhum comentário:

Postar um comentário